sexta-feira, 25 de abril de 2008

A HISTÓRIA DA CINESIOLOGIA

O texto tem como tema central a história da cinesiologia. O autor aborda no texto uma perspectiva histórica e epistemológica de como a cinesiologia foi desenvolvida.
Aristóteles teve um papel fundamental na cinesiologia, pois foi ele quem descreveu os primeiros movimentos dos músculos, o processo de transformação do movimento de rotação em translação, Aristóteles também revelou sua compreensão sobre o centro de gravidade, das leis do movimento e da alavanca. Por isso lhe foi atribuído o título de “Pai da Cinesiologia”.
Após Aristóteles, surge outro grego, Arquimedes, que descobriu princípios hidrostáticos usado na cinesiologia da natação. Leonardo da Vinci, artista, engenheiro e cientista, que graças as suas descobertas, a cinesiologia teve grandes avanços, ele descreveu a mecânica do corpo em posição ereta, e provavelmente foi quem registrou o primeiro dado cientifico sobre a marcha humana que demonstrou a ação progressiva dos músculos.
Cientistas como Galileo Galilei que buscou através da matemática leis que regiam os fenômenos físicos; Afonso Borelli que buscou nas fórmulas matemáticas de Galileo, aplicar os problemas do movimento muscular; Francesco Maria Grimaldi relatou ser o primeiro a ter ouvido sons produzidos por músculos em contração; William Harvery que demonstrou pela primeira vez a circulação sanguínea através do corpo, e vários outros cientistas deram continuidade a importantes descobertas para a enorme extensão de dados que contribuiu para a historia da cinesiologia, cada um deles teve o seu papel fundamental para a história da cinesiologia.

Nenhum comentário: