domingo, 2 de março de 2008

Labirinto

O autor tenta mostrar que a Educação Física é muito mais que a prática de exercícios físicos, e sim as diversas opções que ela realmente oferece, como o desenvolvimento do corpo humano, as questão sobe a política, a sociedade , os jogo , a medicina , a ciência , e questões médicas , deixa claro que a Educação Física envolve um pouco de cada um.
De acordo com o autor, todos os temas citados no texto vem de uma questão histórica, pois relata a questão da antiga época do gregos, renascentistas e de filósofos como: Platão, Aristóteles, Sócrates exibem suas teorias sobre a Educação Física.
Há uma dúvida sobre o que realmente é a Educação Física, e se ela realmente é ginástica. Os gregos acreditavam que sim e afirmavam que a ginástica servia para desenvolver, definir o corpo e trazer benefícios a saúde, através dos exercícios físicos, ou seja, corridas, lutas, saltos, lançamentos. No renascentismo, a ginástica tinha como função preservar a saúde por meio da prática de exercícios corporais.
Com o passar do tempo foi-se descobrindo que as atividades ligadas a Educação Física, modificaria as formas do corpo humano e então surgiu a ginástica artificial x natural; a artificial definia o corpo enquanto a natural implicava nos movimentos que fazemos no nosso dia-a-dia.
Muitos consideram a Educação Física como parte de uma ciência já reconhecida. Só não se tem dúvida que o objeto da Educação Física é o movimento humano. O que denomina o estudo da ciência é o homem em movimento.
Pode-se perceber que o texto tenta esclarecer o que realmente é Educação Física e qual é a sua função perante a sociedade.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Marilia,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Sua apresentação do texto ficou boa, contudo, poderia ter sido mais direta.
Para tanto, irei sugerir uma forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Analisando mais detalhadamente, quando você escreve: “De acordo com o autor, todos os temas citados no texto vem de uma questão histórica...”, está razoável, contudo, você não pode colocar isso como condição de que “pois relata a questão da antiga época dos gregos, renascentistas...” essa é uma forma de abordar a temática pela via da história. Além do mais, textualmente, ficaria melhor você já citar Platão, Aristóteles e Sócrates quando fala da Grécia. Mas, lhe darei uma dica melhor. Essa parte, encerre na palavra “histórica” e fale dos gregos quando for falar de ginástica, na seqüência. Cabendo uma correção conceitual, os gregos não pensavam que a ginástica era educação física, mesmo pq não existia essa noção na Grécia Clássica, eles pensavam mais na questão do organismo. Quanto ao Renascimento, a ginástica passa a ter a função de transformar o corpo segundo medidas e conceitos médicos de saúde, que é a ginástica artificial. Então, você não precisaria abrir um parágrafo só para falar da ginástica artificial, era melhor já emendar quando fala do Renascimento. Referente ao restante do texto, mantenho minha observação, está muito detalhado e pouco geral, tanto é que você não expõe as idéias essenciais do autor sobre medicina, cultura, esporte, jogos, política. Uma dica, tente descrever o texto tal como você descreveria um objeto a sua frente.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.